A importância do User Experience

por | jan 14, 2017 | Desenvolvimento Web | 0 Comentários

O Conceito de User Experience

O conceito de User Experience se tornou muito relevante para a web moderna, e esse assunto já virou até estratégia de negócio em muitas empresas, provando ser um diferencial para produtos e serviços. E, ele nada mais é que uma preocupação com a qualidade da experiência do usuário ao navegar pelos canais digitais da sua empresa.

O UX na prática.

Pense como se o visual de um site ou aplicativo é semelhante à uma refeição. Se a aparência não agradar, dificilmente você irá se empolgar em comê-la. Assim como, do contrário, você já deve ter passado pela experiência de ter recebido um prato bem elaborado e imediatamente sua boca encheu de água. Pois bem, a experiência digital também é baseada na aparência, pois estamos num momento da web e da mobilidade digital em que existem inúmeras ofertas dos mesmos produtos ou serviços. Obviamente, a qualidade desses serviços e produtos sempre serão um referencial do quão confiável é a empresa que os ofertam. Como um bom restaurante poderá convencer seu público de que sua comida é super saborosa, embora a aparência não seja das melhores? Certamente você já deve ter a resposta na cabeça e, ao mesmo tempo, deve estar curioso sobre a relação da aparência da comida e o visual do seu site ou aplicativo.

A aparência de uma refeição é o convite perfeito para provar seu sabor.

Assim, o User Experience se afirmou como um conceito necessário para o produtos e serviços, e, como falamos no início do texto, ele é um diferencial para muitas empresas que querem se sobressair no mercado. Como exemplo, podemos citar o NuBank. Ele iniciou-se a partir de uma estratégia para o autoatendimento de seus clientes, sem que eles tenham que ir às agências físicas, onde seu diferencial é o User Experience.

Os 3 pilares do User Experience

Em suma, se o core-business de uma empresa for digital, a necessidade de uma boa estratégia será vital para o sucesso e sobrevivência da companhia. Nesse processo preliminar, reproduzimos nossa metodologia baseada em 3 princípios que orientam todas as nossas etapas subsequentes de um projeto digital. Chamamos o produto digital de User Experience.

Legenda explicativa para imagem dos pilares da User Experience. Recriar uma imagem com a identidade visual atual.

Então, começaremos a nossa jornada explicando como estes 3 princípios colaboram para a eficácia de uma estratégia digital:

01. NECESSIDADE DO PÚBLICO

Comece pelo objetivo e necessidade de seu público alvo. Estude seus comportamentos, interesses, hábitos, etc. para compreender de que maneira eles pensam e como sua empresa pode ir de encontro à eles. Esta forma de tratar seu cliente é um fator decisivo para que suas estratégias digitais tenham impacto no mercado. Assim, eles se sentirão respeitados e compreendidos, da mesma forma irão admirar sua marca pela iniciativa e pelo sentimento de acolhimento e proximidade a eles. Uma marca valiosa é desenvolvida por empresas comprometidas em satisfazer seu público de forma inovadora e autêntica. Um cliente apaixonado por sua marca reencontra seus próprios valores refletidos em sua marca. Essa é a receita e não há atalhos.

02. OBJETIVOS DA EMPRESA

Após ter um panorama nítido do seu público, será mais fácil estabelecer estratégias coerentes que reunirão o útil ao agradável. Nessa etapa, é muito importante ter informações bem definidas de como cada iniciativa que sua empresa for desenvolver na web ou em app irá colaborar com os objetivos e metas pretendidos por ela. Esteja próximo das áreas de negócio responsável por estes canais que, no caso, podem ser portais, hotsites, aplicativos, lojas virtuais, etc. Dessa forma, você compreenderá a expectativa da empresa em cada projeto. Participe desse processo, ajude à organização a definir bem este direcional para que ferramentas não sejam desviadas de sua finalidade de mercado, tampouco os anseios do público sejam perdidos. Foco é o segredo! Defenda seu cliente e não se esqueça das metas da empresa. Com estes ideias você saberá definir bem as estratégias digitais.

03. ELEMENTOS VISUAIS

Os artifícios que farão com que  as necessidades do seu público e os objetivos da empresa se unirem são os elementos gráficos. Eles serão responsáveis por dar corpo ao projeto, de modo que as diretrizes anteriores sejam respeitadas. Qualquer elemento que pode ser visualizado no meio digital fará parte desse pilar imprescindível,  para que todos os valores da empresa sejam materializados e fiquem tangíveis ao seu público. Um usuário só descobrirá seus valores em comum com a organização através de conteúdos, corres, comunicações e imagens. Estes itens serão responsáveis por traduzir a proposta da empresa para o usuário. É importante compreender que estamos falando de uma interface entre o seu público e sua empresa. É o meio pelo qual uma pessoa chegará à sua empresa. Veja na imagem a seguir como o conceito de User Experience auxilia o processo criativo de um projeto digital de sucesso.

Legenda para o User Experience Project.

Essa é a receita, não há atalhos.

Basicamente, o User Experience é um conceito único e ao mesmo tempo uniforme, que será específico para cada tipo de negócio. E, para ter uma boa definição e aplicação dele em seu ambiente digital, basta respeitar às necessidades e vontades de seus clientes, oferecendo de forma clara, sucinta e elegante o seus serviços.

Nós acreditamos que a melhor forma de se conectar com o seu potencial paciente é estar presente nos meios em que ele frequenta. E hoje em dia, a presença nos meios digitais é primordial para iniciar essa conexão profissional