Marketing Médico: Posicionando-se no Mercado

por | ago 26, 2019 | Destaque 1, Produção de Conteúdo, Publicidade Digital | 1 Comentário

O conceito prático de marketing médico é extremamente amplo, já que não se trata apenas de conquistar mais pacientes. Mas principalmente qual imagem você quer refletir sobre sua marca para seu público.

Como você quer ser visto pelo seu público?

Ter uma estratégia de marketing bem planejada é essencial para o sucesso na obtenção de seu objetivo; seja ele atrair mais pacientes para seu consultório ou para valorizar sua marca e seus serviços. Mas o que vai fazer a diferença para essa conquista é como você posiciona sua marca médica no mercado.  

Como você quer ser encontrado? Por quem você quer ser encontrado? E como você quer ser enxergado por quem te encontrar? Serão as respostas para essas questões que te ajudarão a decidir como você se posicionará no mercado diante ao seu público.

Mesmo sendo questões fáceis de se responder, são poucos os médicos que absorvem essa necessidade e as aplicam de maneira adequada. Assim como há também aqueles que se dão por satisfeitos com estratégias antigas de marketing – o bom e velho boca a boca e catálogo de convênios, por exemplo – e não se fazem valer das estratégias de marketing mais atuais.

A má notícia é que, se você fazer parte dessa turma, há grandes chances de você estar perdendo muitos pacientes. E a boa notícia é que ainda há tempo de reverter esse cenário e começar a trabalhar o marketing médico da maneira adequada. E vamos te ajudar com isso.

Posicionando-se no Mercado

Segundo Philip Kotler, posicionamento de mercado é “a ação de projetar o produto e a imagem da organização com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha de seu público-alvo”. Logo, as estratégias de marketing a serem utilizadas para a construção do seu posicionamento de mercado devem, além de propagar os diferenciais de sua marca médica, serem segmentadas para o seu público.

Portanto, dentro do seu planejamento para execução de suas estratégias de marketing, deverá haver um trabalho de estudo de persona para definir com precisão quem é o seu público. E é importantíssimo ressaltar que todas essas estratégias terão de estar de acordo com as limitações legais de publicidade do CFM.

Ciente disso, selecionamos as principais estratégias que se adequam ao propósito de construção de posicionamento no mercado.

Links Patrocinados

Os links patrocinados são anúncios em forma de texto e, em sua maior parte, feitos em mecanismos de busca, e dentre eles o qual mais se destaca é o Google.

Seu diferencial diante de outras estratégias de marketing é sua capacidade de segmentação. Em suma, através das ferramentas de anúncio do Google, você escolhe quem, quando e onde visualizarão seus anúncios. Deste modo, a sua única preocupação será qual a mensagem entregar ao seu público.

 

>> Saiba mais sobre Google Ads para Médicos

O Google se tornou a primeira opção para um paciente realizar uma ‘auto-consulta’. Porém, cabe à você tomar proveito desse comportamento e conduzir esse paciente ao seu consultório.

Porém, nem só de links patrocinados é feito o marketing médico. Muito pelo contrário, ele é apenas uma das estratégias desse tema, com diversas possibilidades para se posicionar no mercado e conquistar seu paciente. Como poderemos observar com o Marketing de Conteúdo.

 
Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma poderosa estratégia do Marketing Médico, que possibilita ao seu público alvo encontrar você mesmo antes de saber que ele precisa de você. Essa estratégia é composta por métodos que visam atrair o seu público-alvo através de produção de conteúdo com informação e conhecimento, na etapa certa da Jornada do Paciente Médico que ele se encontra.

Imagine a situação, quando uma pessoa com nódulo na tireóide procura por informações no Google para tratamentos, ele irá encontrar um artigo produzido por você, que é especialista nessa área. Com seu artigo, ele se informará a respeito de sua situação e entenderá os meios de solucionar seu problema.

Com isso, além das grandes possibilidades de atrair esse paciente, você ganhará cada vez mais autoridade e credibilidade no assunto, consequentemente se posicionando como referência em sua especialidade. Ao mesmo tempo, isso também o ajudará no ranking dos motores de busca, ou seja, estará trabalhando diretamente para construção de valor e de visibilidade para você.

Vale ressaltar que, além da produção de conteúdo relevante e original para o seu público alvo, é necessário ter frequência e continuidade com o trabalho, da mesma forma que maioria das estratégias de marketing médico. Assim como abordamos na postagem sobre o Flywheel Marketing, não existe mágica para resultados imediatos, mas sim a execução de um planejamento e a persistência pelos resultados.

Enfim, o marketing de conteúdo também possui diversos formatos para a produção de conteúdo, como através de email marketing, ebooks, posts em redes sociais, infográficos, webinars, etc., e a seleção dos meios e formatos são escolhidos de acordo com o seu público-alvo.

Busque ser referência na sua especialidade e valorize o seu passe. Sua sala de espera ficará repleta de pacientes adeptos de sua marca. Fale com a I2R e veja como podemos te auxiliar nessa jornada.

Veja também outras soluções para aprimorar sua marca médica:

>> Identidade Visual: Comunique-se Visualmente com seu Paciente.

>> Presença Digital: Marcando presença no ambiente digital.

>> Share Of Mind: Ser lembrado atráves do relacionamento com seu paciente.

Nós acreditamos que a melhor forma de se conectar com o seu potencial paciente é estar presente nos meios em que ele frequenta. E hoje em dia, a presença nos meios digitais é primordial para iniciar essa conexão profissional