Google Ads Médico: Captando o Paciente para seu Consultório

por | set 17, 2019 | Destaque 1, Produção de Conteúdo, Publicidade Digital | 0 Comentários

Não é de hoje que o Google vem se tornando como primeira fonte de informação em casos de problemas de saúde. Segundo pesquisas, 26% dos brasileiros utilizam o Google como primeira opção, enquanto 35% recorrem ao médico.

Esse comportamento é adverso ao orientado por especialistas médicos, porém apresenta uma oportunidade para médicos re-adequarem esse proceder e encaminhar esses usuários aos consultórios. Isso é possível através do Google Ads, a plataforma de anúncios do Google.

Primeiramente, há de se compreender como funciona o Jornada do Paciente Médico, e estar preparado para ser encontrado por seu possível paciente nas três etapas da Jornada. Com isso em mente, você conseguirá captar esses usuários através do Google Ads.

 

Como funciona o Google Ads para médicos?

Em suma, o Google Ads  permite você ser encontrado por usuários interessados em sua especialidade, onde podemos destacar como principais qualidades as seguintes características:

Palavras-Chaves

A escolha das palavras-chaves é crucial para o desempenho de sua campanha no Google Ads. É através deles que seus potenciais pacientes o encontrarão. Digamos que uma ginecologista oferece serviços de Endocrinologia em São Paulo, com qual termos um usuário que procura por este serviço encontrará essa profissional?

Possivelmente os termos “ginecologista em são paulo”, “endocrinologia em são paulo” e termos relacionados estarão entre as principais buscas, e são eles que devem ser usados para os anúncios.

Assim como as palavras-chaves são utilizadas para para o seu potencial paciente o encontrar, também há a possibilidade de utilizar palavras-chaves negativas para escolher a forma que você  não quer ser encontrado. Assim, utilizando o termo “rio de janeiro” como palavra chave negativa, você não será encontrado por quem pesquisar por “ginecologia rio de janeiro”.

Obs. Anúncios e as páginas destino deles devem seguir com rigor a Política de Anúncios do Google Ads para Saúde e medicamentos.

Sistema PPC (Pay Per Click)

O método de faturamento do Google Ads é através do sistema PPC, onde você só será cobrado quando o usuário clicar em seu anúncio após realizada a busca no Google. Ou seja, você só gastará com quem realmente demonstra interesse em você ou seus serviços.

Além disso, não há um valor mínimo, máximo ou fixo para você utilizar em seus anúncios. Você decide o valor mensal que deseja utilizar, estipulando o seu orçamento diário.

O profissional da medicina também pode se beneficiar do sistema de faturamento do Google Ads ao escolher os dias e horários que deseja aumentar ou diminuir o valor à disposição, principalmente benéfico em dias que seu consultório se encontre lotado em certos horários.

Segmentação

A segmentação dos anúncios no Google Ads é um grande trunfo para profissionais que possuem de restrição de público alvo. Através de ferramentas do Google Ads, é possível selecionar quem (dentre os usuários que já pesquisaram pelas palavras-chaves selecionadas por você) poderá ver seus anúncios.

No caso de uma ginecologista que queira atender um pessoas exclusivamente do sexo feminino, ela segmentará seus anúncios para serem visíveis apenas para esse público. Se ela atender somente na região central da cidade de São Paulo, ou seu público se encontrar nessa região, ela também poderá segmentar seus anúncios para serem vistos apenas por pessoas que estão naquela região.

Dessa forma, com seu público segmentado, você maximizará seus resultados com o Google Ads e diminuirá as chances de seus anúncios serem entregues para pessoas que não fazem parte do seu alvo.

Rastreamento

Diferentemente de outras estratégias de marketing, o Google Ads consegue lhe entregar  informações sobre o rastreamento de suas atividades, principalmente dos resultados. É possível saber como (qual palavra-chave utilizada), onde (que localidade), quando (o horário) e o que fez (se somente visualizou, se clicou ou se entrou em contato) o usuário diante de seus anúncios no Google Ads.

Por exemplo, é possível descobrir qual foi o  termo utilizado no Google pelo usuário que fez uma ligação ou enviou um e-mail para agendar uma consulta. 

Assim, os anúncios do Google Ads são uma excelente estratégia de marketing digital para alcançar seu público-alvo com precisão e com resultados à curto prazo. 

Entre em contato com a I2R e saiba mais sobre como podemos ajudar sua clínica ou consultório com essa e outras estratégias do Marketing Médico.

Nós acreditamos que a melhor forma de se conectar com o seu potencial paciente é estar presente nos meios em que ele frequenta. E hoje em dia, a presença nos meios digitais é primordial para iniciar essa conexão profissional