O Share of Mind representa a participação que sua marca tem na mente do seu consumidor. Assim, ela tem como objetivo ser lembrado – positivamente – por seus consumidores. E para os profissionais médicos, elas vão além: buscam criar um paciente-divulgador, aquele que, além de recorrer sempre aos seus serviços médicos, também ajudará a divulga-los.

Share Of Mind
“Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade.”

Philip Kotler

Criar uma relação de proximidade com o seu paciente é a melhor forma de garantir sua satisfação com você e seus serviços. Através desse relacionamento, você será capaz de fidelizar pacientes, fazendo com que eles continuem usufruindo de seus serviços.

Para isso, é necessário você demonstrar para o seu paciente que ele é importante e que você está acompanhando de perto tudo que diz respeito à ele. Dessa forma, fará com que ele, além de consumir os seus serviços, seja um promotor espontâneo deles, o recomendando a outras pessoas.  

Portanto, não esqueça dos seus pacientes, nem deixe que esqueçam de você! Interaja com ele através de mensagens e conteúdos relevantes, com regularidade para manter o relacionamento vivo. E os principais meios para isso são através de interação em redes sociais e envio de e-mail marketing em forma de boletim informativo (newsletter). Eles garantirão que sua mensagem seja entregue para as pessoas que aceitaram e querem receber novidades e informações de você e sua empresa.

 

Newsletter

A Newsletter é um boletim informativo enviado através de alguma ferramenta de e-mail marketing, que é uma é ótima forma de nutrir o interesse de quem já demonstrou interesse no seu conteúdo, seja já ele um paciente ou um potencial paciente. E a newsletter, além de possuir essas características, tem como objetivo principal a manutenção do relacionamento com o paciente – e não de vender seus serviços médicos, mesmo que isso seja possível e utilizado com o e-mail marketing.

Para isso, é necessário que o conteúdo compartilhado com seu público-alvo seja o mais relevante e útil possível, pois ele será apenas entregue para as pessoas que optaram por receber esse conteúdo, geralmente para aqueles que preencheram algum formulário de cadastro em seu site. E, assim como jornais e revistas, a newsletter tem periodicidade, linha editorial, linha visual, etc.

 

Redes Sociais

“O boca a boca digital. Alcance, conquiste e se relacione com seus seguidores.”

Share Of Mind - Redes Sociais

Hoje, a maioria dos usuários da internet passam um grande tempo nas redes sociais, principalmente no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter. Portanto, ficar ausente nas mídias sociais não é uma opção para os médicos que desejam investir no seu Share of Mind. Elas são aliadas na comunicação com seu público e servem para fortalecer a fidelidade, credibilidade e reconhecimento junto ao seu público alvo.

E como não poderia ser diferente, é necessário um planejamento e execução de uma estratégia voltada para essas mídias, assim como atenção às normas do CFM, pois algumas práticas normalmente utilizadas por alguns médicos e clínicas não são permitidas em redes sociais.

Em seu planejamento, você definirá a escolha das redes sociais mais indicadas para sua especialidade. Não é necessário estar em presente em todas as mídias, somente naquelas que o seu público está presente e que haja relevância com assuntos relacionado a você e sua marca serem abordados.

Ademais, sabendo que seus pacientes não entrarão todo dia no seu site em busca de informação, você terá a missão de entregar essa informação através das redes sociais. Esteja onde seus possíveis pacientes estão e interaja com eles. Com as redes sociais fazendo parte da sua estratégia para aumento do seu Share Of Mind, você estará presente no dia a dia dos usuários, reforçando a comunicação de sua clínica, fidelizando os pacientes atuais, fortalecendo sua marca e atraindo novos pacientes.

Sabedor da importância das redes sociais para o médico, vamos entender mais sobre como e quais meios podem te ajudar:

 

Facebook

No primeiro trimestre de 2018, o Facebook atingiu a marca de 127 milhões de usuários ativos mensais no Brasil. Impressionante marca, não? E justamente por isso grande parte dos seus atuais e potenciais pacientes estarão presentes lá. Esse fator te da a oportunidade de relacionar com seu público-alvo, pois é o ambiente propício onde eles buscam se conectar com suas marcas preferidas, como também com seus médicos.

E é por esse que torna o Facebook uma das ferramentas mais importantes para o relacionamento do médico com seu paciente, fortalecendo esse laço entre a marca e o público, proporcionando confiança e principalmente, sendo lembrado.

Além disso, o Facebook disponibiliza para sua Fanpage (página exclusiva para perfis profissionais) ferramentas que permitem divulgação de endereço e hora de atendimento, site e telefone, além de gestão de publicações e anúncios. Dessa forma o seu público encontrará todas informações relevantes sobre você, sua marca, sua clínica e seus serviços médicos.

 

Instagram

O Instagram, apesar de não ter o mesmo número de usuários do Facebook, ainda assim possui um grande acesso (ocupa a 2.a posição em números de usuários no Brasil) e tem crescido exponencialmente em seu alcance, assim tornando bastante relevante o seu uso para o relacionamento médico. Mas como ele pode ser usado?

Essa rede possui características similares com o Facebook quanto a gestão de conteúdo e promoção, mas a sua diferença é pelo apelo visual em suas publicações, com uma temática mais amigável e cotidiana, humanizando sua marca e a aproximando do seu público, dos atuais e potenciais pacientes. Portanto, é interessante utilizar um tom mais pessoal, dialogando com seu público de uma maneira direta e mais leve.

 

LinkedIn

Diferentemente do Instagram, o LinkedIn é uma mídia social com uma temática totalmente profissional. E, apesar de ser uma ferramenta utilizada prioritariamente para cultivar networking e criar conexões profissionais, ela também possibilita se relacionar com seu público através do aprimoramento de sua autoridade e promoção de sua marca.

Assim como as outras mídias sociais abordadas, o LinkedIn também possui seu espaço para compartilhamento de conteúdo, mas com uma nuance mais técnica e científica. Use ela para mostrar seu conhecimento sobre sua especialidade e novas tendências. Isso fará com que o seu público veja você como um grande conhecedor e autoridade no assunto, fortalecendo o seu relacionamento profissional com ele.

 

Ainda há dúvidas dos benefícios do aumento do seu Share Of Mind?

Em poucas palavras, as estratégias que visam o aumento do seu Share Of Mind lhe garantirá confiança, lembrança e autoridade junto ao seus pacientes. E esse relacionamento tende a ser tão forte que motivarão eles à divulgarem você por livre e expontânea vontade. Caso ainda persista a dúvida, fale com a I2R e ajudaremos você a encontrar a solução de seus problemas!

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