A Jornada do Paciente Médico – Engajando a Saúde

por | jun 18, 2019 | Destaque Inferior Centro, Produção de Conteúdo, Publicidade Digital | 0 Comentários

A Jornada do Paciente Médico visa elucidar e instruir o profissional da área da saúde que busca alcançar seu paciente através de estratégias digitais. Você saberá exatamente que tipo de conteúdo que deve utilizar para cada etapa do processo em que ele se encontra.

A Jornada do Paciente Médico

A Jornada do Paciente Médico é a trajetória que deve ser acompanhada por todo profissional da área saúde que tem como objetivo estar presente para seu público. É o processo que seu possível paciente percorre até chegar à um consultório médico, e isso possibilitará você compreender o seu comportamento e fazer com que eles o enxerguem como a melhor solução de seus problemas, ou seja, fazer com que a pessoa que necessita de seus serviços médicos tenha você como a opção ideal para suas necessidades. Porém, é preciso entender que esse processo é faseado por etapas, onde cada uma dessas etapas existe uma carência por parte do paciente, e será sua função suprir ela e o conduzir até o final do ciclo, uma vez que na grande maioria das vezes, seu possível paciente sequer sabe qual é o seu problema ou qual especialidade médica que ele precisa.

Assim, muitas dessas informações eles irão descobrir ao longo de pesquisas e em busca por informações na internet (ou mais especificamente no Dr. Google), que os ajudarão a decidir qual será o especialista que irá tratá-lo. E para ser o especialista escolhido ao final do processo de decisão do paciente, é preciso acompanhá-lo por cada fase da jornada do paciente médico. Para isso, você precisará fornecer conteúdo de qualidade e relevante para eles, sempre personalizados de acordo com a fase em que eles se encontram. Dito isto, vamos conhecer quais são as etapas da Jornada do Paciente Médico.

Estágio 1: Diagnóstico do Problema

Diferentemente da Jornada do Cliente do Marketing de Conteúdo, no qual o processo se origina quando o consumidor ainda não sabe que tem um problema ou necessidade, na Jornada do Paciente Médico, o processo começa justamente por conta do problema. Assim, o primeiro Estágio da Jornada do Paciente se caracteriza pela necessidade do possível paciente em sanar sua debilidade. E, a partir de seus sintomas, ele tende a realizar pesquisas para descobrir a solução para sua enfermidade.

E é durante essas pesquisas que você tem que começar a agir. Seu objetivo é revelar para ele uma gama de informações a respeito de seu sintoma, assim como as possíveis causas e tratamentos, mas deixando explícito a necessidade de um diagnóstico com um especialista, e não com o Dr. Google. Dessa forma, você demonstrará que possui conhecimento sobre o problema dele e será capaz de gerar a necessidade nele para sua consulta.

Estágio 2: Consideração das Soluções

Nessa etapa, o seu possível paciente já possui seu diagnóstico. A intenção dele agora é, a partir da descoberta de sua enfermidade, pesquisar e avaliar por suas opções de tratamentos e/ou procedimentos.

Por isso, é preciso que ele identifique o seu serviço como uma boa solução para ele, e assim entre no leque de opções dele para realizar o procedimento que o ajudará combater sua doença.

Obs. Vale lembrar que é nesse estágio que começa a Jornada do Paciente Médico de ordem estética, pois para a sua problemática – a correção ou alteração da aparência física da pessoa – já é conhecida, assim como sua solução.

Estágio 3: Tomada de Decisão

Na etapa final da Jornada do Paciente, o seu possível paciente já sabe qual sua enfermidade e também de que forma irá tratá-la. Resta fazê-lo decidir que você é o  especialista ou a clínica certa para realizar o seu procedimento.

Já com suas opções, ele analisará as opções e tomará, enfim, sua decisão: é o momento de mostrar os seus diferenciais em relação aos outros especialistas e convencê-lo que você é a escolha certa!

Nós acreditamos que a melhor forma de se conectar com o seu potencial paciente é estar presente nos meios em que ele frequenta. E hoje em dia, a presença nos meios digitais é primordial para iniciar essa conexão profissional