Branding Médico – Consolidando a sua Marca Médica

por | jun 6, 2019 | Destaque 1, Produção de Conteúdo, Publicidade Digital | 0 Comentários

Branding é o conceito aplicado a uma gestão da marca como um todo, com o objetivo de fortalecer e consolidar sua marca no mercado. Esse processo é feito através de várias etapas, desde a concepção da marca até a propagação dela. E aqui você aprenderá como esse conceito se aplica para a área da saúde e quais benefícios ele pode trazer para o profissional dessa área.

O Branding Médico

Considerando que o foco do Branding é trabalhar uma marca profissional, qual será a marca que a ser trabalhada no Branding Médico? Nesse caso, o foco de todo o processo de Branding será você. Você é sua marca.

Em suma, tudo que acerca você, seu hospital, sua clínica, seu escritório, sua sala, seu jaleco, seu receituário, etc., fazem parte de sua marca pessoal, e serão nesses pontos que o Branding Médico irá atuar, através das ações de branding. Além de estar visível e acessível no mercado para os seus possíveis pacientes, a sua marca também estará valorizada e em evidência, ou seja, você terá mais destaque em meio a concorrência por conta de suas características, diferenciais e seu conhecimento.

As Ações do Branding Médico

O ponto central do trabalho do Branding Médico é fortalecer, através de estratégias e ações de branding, seus principais atributos, de forma que seus pacientes e/ou possíveis pacientes tenham essa percepção absoluta. E isso somente acontece quando os seus serviços condizem com as suas propostas e valores profissionais, ou seja, com os valores de sua marca. E de nada adiantará fazer um trabalho de Branding Médico e seus serviços não forem bem avaliados por seus pacientes. Assim, como consequência do Branding Médico, é criada uma percepção positiva para que as pessoas tenham conhecimento de seu serviço, provocando a vontade de usufruir seus serviços.

Porém, cada ação do Branding Médico tem que ser cuidadosamente planejada e personalizada à suas próprias características e às suas necessidades de seus pacientes, pois cada profissional e cada especialidade médica possuem especificidades, portanto exigem estratégias distintas.

Além disso, é oportuno e necessário ressaltar que toda ação de comunicação médica, como a construção de uma marca, tem de ser rigorosamente fiel às Regras do Conselho Federal de Medicina , exatamente como nós da i2r construímos nossos projetos na i2doctors.

Dito isso, explicaremos quais são as estratégias e ações que compõem o Branding Médico.


Identidade Visual

Comunicando-se Visualmente com seu Paciente


Resumidamente, a
Identidade Visual de uma marca são todos os elementos visuais que a compõem, desde o seu carimbo até o logotipo de seu escritório ou clínica. Sua importância se deve, basicamente, porque o cérebro humano trabalha por imagem, portanto há a necessidade de se construir um repertório visual consistente e que traduza e comunique seus valores, propósitos e personalidade ao seu público.

Portanto, a Identidade Visual é imprescindível para o sucesso de sua marca, seja qual for a área de atuação. E isso não seria diferente para área da saúde. Quando a identidade visual de uma marca é bem construída, o seu público reconhece facilmente de qual especialidade você trata.

Assim, a identidade visual precisa estar clara e unificada em todos os canais de comunicação que você utiliza, seja no seu site, em suas redes sociais, num cartão de visita, receituário, no seu logotipo e até no uniforme dos funcionários. A sua identidade visual será sua representação corporativa, portanto tem que ter muito cuidado com a mensagem que você deseja passar para seus pacientes, e sempre mantendo em harmonia os elementos que compõem sua marca pessoal. Dentre esses elementos, destacamos para a área médica principalmente a criação de Logotipo e Materiais Corporativos.

I – Logotipo

Para ter uma Identidade Visual bem concebida, o desenvolvimento de um Logotipo  é  fundamental, pois ele irá colaborar na lembrança da sua marca e ajudá-lo a se diferenciar dentre seus concorrentes de sua especialidade. Para isso, ele deve estar alinhado com o seu segmento médico e com sua comunicação.

“A marca tem o propósito de identificar bens ou serviços de uma empresa e de diferenciá-la dos concorrentes”.

Assim, o Logotipo é um dos principais elementos da identidade visual. Ele que vai aparecer em todos os materiais de comunicação para ser a primeira representação da sua marca, e será a materialização do seu propósito, seus valores e o posicionamento de sua marca.

>> Saiba Mais da Importância de um Logotipo

II – Material Corporativo

Outro elemento com grande representatividade na identidade visual do profissional da saúde são os Materiais Corporativos. Cartão de visitas, papel timbrado, receituário, pastas, envelopes, crachá, uniformes, apresentações, assinaturas de email, dentre outros, são os materiais corporativos que, assim como o seu logotipo, representará você para o seus pacientes. E, é importante ressaltar que ele deve estar alinhado com toda a comunicação digital para evitar confusão na cabeça do seu público, deixando claro se tratar de apenas uma marca. É comum hoje em dia de ver médicos mantendo diferentes linhas visuais para seus materiais, clínicas, redes sociais, etc., criando confusão na cabeça de seus pacientes. Por isso a necessidade de um planejamento prévio ao desenvolvimento de sua identidade visual.

Presença Digital

Marcando Presença no Ambiente Digital


Apesar da identidade visual ser o elemento do Branding Médico que cria valor e dá destaque no mercado, ainda assim há a necessidade de ter um espaço para expor todo esse trabalho de identidade feito, e mostrar que você está ali. E é esse o objetivo da
Presença Digital. Ela dará espaço para você (para sua marca) expor e exibir seus valores, suas idéias, seus conhecimentos e, principalmente, seus serviços.

A Presença Digital nada mais é que marcar sua presença no meio digital. Porém, engana-se quem pensa que marcar presença é a mesma coisa que estar presente.

Quando você marca presença, além de estar sempre presente para o seu paciente, você ocupa um lugar de destaque entre seus concorrentes.

Para estar presente basta você criar seu domínio na internet e pronto, você está no meio digital. Mas e para o seu público te encontrar? E se essa pessoa, mesmo te encontrando, não se satisfazer ou não gostar do que viu? Essa é a principal diferença entre marcar presença e estar presente no ambiente digital.

Para criar sua Presença Digital é preciso ter uma presença necessária e relevante para o seu público, ou seja, você precisa oferecer um serviço para alguém que o precisa e o convencer de que o seu serviço é aquele que melhor se adequa às necessidades dele. E para isso ser conquistado, é indispensável a criação de um planejamento adequado, principalmente para a escolha das ações e meios que você utilizará. Assim, listamos as 3 etapas que compõe o processo da criação da Presença Digital para a área da saúde:

 

I – Criar Presença: A Criação do seu Website

Primeiramente, para marcar presença no meio digital é necessário ter um espaço para ser encontrado, e o principal meio para esse objetivo é um website. A Criação de um Website é fundamental para que seu público o encontre (para aqueles que já o conhecem) ou o conheça (para aqueles que ainda não o conhecem).

Contudo, como toda ação do Branding Médico, o seu website tem que ser precisamente planejado e devidamente executado. Para cada especialidade, o site demandará uma estrutura, conteúdo e objetivos específicos. A Experiência do Usuário estará diretamente ligado com essas especificidades, consequentemente com a satisfação dele e os seus resultados. Logo, a criação de seu website não deve ser tratado apenas como a criação de um espaço para você se expor, mas sim o espaço que será a porta de entrada do seu possível paciente para a sua marca.

A criação de um website é o primeiro passo para você criar sua Presença Digital.

Após o seu website corretamente desenvolvido e sua marca devidamente presente no meio digital; como ele será encontrado no meio de tanta concorrência para sua especialidade?

II – Obter visibilidade: Estratégias SEO

Obtendo visibilidade ao seu website. Você só será encontrado organicamente – ou seja, quando não é encontrado por meio de publicidade online – se você for visível para o seu público. E a melhor forma de fazer isso é através de Estratégias de SEO (Otimização para Engenhos de Busca), que, em suma, tem o objetivo de deixar seu website bem posicionado nas pesquisas de busca do Google (ou em algum outro motor de busca) por algum termo relacionado ao seu negócio/especialidade.

Isso se deve porque, além de usar a internet como fonte de entretenimento, os usuários buscam soluções para dúvidas e problemas do seu dia a dia através dos meios digitais. E hoje em dia é muito comum as pessoas procurarem por informações sobre sintomas, causas, diagnóstico, tratamento, exames, etc. no Dr. Google para solucionar uma eventual enfermidade, e quando isso acontecer, você tem que estar ali presente nas primeiras posições de busca.

Vamos supor que uma pessoa passou a sentir falta de ar e fadiga em seu dia a dia, porém não sabe que doença tem. Para descobrir, ele vai ao Google e digita “como curar falta de ar (e/ou) fadiga”. Inúmeros sites de médicos que tratam de Bronquite aparecerão nos resultados da pesquisas, porém apenas os que trabalham com estratégias SEO com primazia estarão na primeira página de busca do Google.

Assim, o paciente tende a escolher entre os resultados da primeira página, e entrar em contato com aquele que lhe garante mais confiança, que demonstra mais autoridade e propriedade no assunto. E como passar à esse possível paciente essa percepção de prestígio?

III – Gerar valor e autoridade: Blog

Você já conseguiu atrair seu possível paciente para o seu site, mas agora sua necessidade é outra: se diferenciar em meio a todos os médicos que tratam da sua especialidade. Para isso, a melhor maneira para se diferenciar no meio deles é demonstrar autoridade e capacidade no assunto. E como fazer isso no meio digital?

Assim como no dia a dia, uma pessoa com autoridade em um determinado assunto é aquela pessoa que é referência para esses temas, seja porque possui dissertações, livros ou artigos sobre esse assunto expostos publicamente ou por outros motivos. E no meio digital não seria diferente. As pessoas que demonstram grande conhecimento em um assunto, dissertam sobre ele em um blog, que é um espaço para criação e disseminação de conteúdo, seja ele em formato de notícias, artigos, boletins, etc.

Assim, além de atingir o principal objetivo de criar autoridade no assunto, o blog post também é uma das estratégias SEO, portanto o auxiliará com o posicionamento nos motores de pesquisa, o que já citamos anteriormente.

Desta forma, criando autoridade, o seu potencial paciente se sentirá mais seguro para a tomada de decisão e confiança escolher os seus serviços, pois você demonstrou que tem conhecimento suficiente no que faz.

Prontamente, ao longo desse processo, você conseguiu criar sua presença digital com seu website, deu visibilidade à ele para que os pacientes-usuários o encontrem, e construiu uma boa reputação para que eles confiem em você e em seu serviço, se destacando do restante. Portanto, com o seu negócio digital estruturado, está na hora de você expor sua marca no mercado para atrair mais pacientes e valorizar suas consultas.

Marketing Digital

Conquistando o Paciente e Posicionando-se no Mercado

Ter uma estratégia de marketing alinhada com seus objetivos e planejada para atingir seu público alvo é crucial para seu sucesso no meio digital e fará toda a diferença na hora de se tornar uma referência no mercado.

O conceito prático de marketing digital para médicos é extremamente amplo, já que não se trata apenas de conquistar mais pacientes, mas também de comunicar sua essência e diferenciais ao seu público, criando seu posicionamento diante do seu público, de forma que valorize o seu serviço e a sua marca.

Entretanto, são poucos os médicos que absorvem esse conceito e o aplicam de maneira adequada, bem como aqueles que se dão por satisfeito com métodos mais antigos de marketing – o boca a boca e catálogo de convênios, por exemplo – e não colocam em prática os conceitos mais atuais. E se você fazer parte desses, há uma grande possibilidade de você estar perdendo muitos pacientes por não se posicionar adequadamente. Porém, felizmente, ainda há tempo de você mudar esse cenário e começar trabalhar o marketing médico da maneira apropriada.

Para fazer marketing médico, antes de mais nada, é preciso estar atento tanto ao público quanto às limitações legais de publicidade de acordo com o CFM. Ciente disso, o principal deve ser feito é um planejamento de mídia de acordo com os objetivos desejados, que servirá de base para a escolha das estratégias e mídias a serem empregadas. Dentre elas, separamos as principais abaixo:

Links Patrocinados

Os links patrocinados são anúncios em forma de texto e, em sua maior parte, feitos em mecanismos de busca, e dentre eles o qual mais se destaca é o Google.

Os anúncios patrocinados são os anúncios em destaque no Google que, após o usuário pesquisar por determinado termo, como por exemplo ‘Ginecologista em São Paulo’, seu anúncio estará em destaque em relação aos outros resultados da busca, que são os resultados orgânicos dos médicos especialistas em Ginecologia que atendem em São Paulo.

Além disso, os usuários da internet costumam pesquisar até a segunda página do Google, e se você não estiver inserido nessas páginas, você não será encontrado por seu público-alvo. E as únicas formas de se alcançar essas páginas é através de um bom trabalho de SEO ou de estratégias de links patrocinados.

O Google se tornou a primeira opção para um paciente realizar uma ‘auto-consulta’. Porém, cabe à você tomar proveito desse comportamento e conduzir esse paciente ao seu consultório.

Porém, nem só de links patrocinados é feito o marketing digital para médicos. Muito pelo contrário, ele é apenas uma das estratégias desse tema, com diversas possibilidades para se posicionar no mercado e conquistar seu paciente, como por exemplo o Marketing de Conteúdo.

 
Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma poderosa estratégia do Marketing Digital que possibilita que o seu público alvo encontre você mesmo antes de saber que sua especialidade é a certa para a patologia dele, ou até sem saber com qual é sua enfermidade. Essa estratégia é composta por métodos que visam atrair o seu público-alvo através de produção de conteúdo com informação e conhecimento, na etapa certa da Jornada do Paciente Médico.

Imagine a situação, quando uma pessoa com nódulo na tireóide procura por informações no Google para tratamentos, ele irá encontrar um artigo produzido por você, que é especialista nessa área. Com seu artigo, ele se informará a respeito de sua situação e encontrará as formas de solucionar seu problema.

Com isso, além das grandes possibilidades de atrair esse paciente, você ganhará cada vez mais autoridade e credibilidade no assunto, consequentemente se posicionando como referência em sua especialidade. Ao mesmo tempo, isso também o ajudará no seu posicionamento nos motores de busca, ou seja, estará trabalhando diretamente para construção de valor e de visibilidade para você.

Vale ressaltar que, além da produção de conteúdo relevante e original para o seu público alvo, é necessário ter frequência e continuidade com o trabalho, assim como a maioria das estratégias de marketing digital para a área médica. Ps: Não existe mágica para resultados imediatos!

Enfim, o marketing de conteúdo também possui diversos formatos para a produção de conteúdo, como através de email marketing, ebooks, posts em redes sociais, infográficos, webinars, etc., e a seleção dos meios e formatos são escolhidos de acordo com o seu público-alvo.

Objetivo alcançado, certo? Você já criou uma identidade para sua marca e a consolidou na memória de seus pacientes; está presente nos meios digitais, onde possui grande visibilidade e autoridade em sua especialidade; e também novos métodos de atração de pacientes. Esse cenário parece o ideal para todos os médicos ou qualquer outro profissional, mas ainda há uma grande oportunidade em aberto para melhorar esse cenário. 

Share Of Mind:

Ser Lembrado através do relacionamento com seu paciente

“Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade.”

Com essa citação, conseguimos sintetizar a importância de, além de reter um paciente, beneficiar-se ao converter ele em um paciente divulgador, aquele que divulgará você e seus serviços para outros que o precisam.

Criar uma relação de proximidade com o seu paciente é a melhor forma de garantir sua satisfação com você e seus serviços. Através desse relacionamento, você será capaz de fidelizar pacientes, fazendo com que eles continuem usufruindo de seus serviços.

Para isso, é necessário você demonstrar para o seu paciente que ele é importante e que você está acompanhando de perto tudo que diz respeito à ele. Dessa forma, fará com que ele, além de consumir os seus serviços, seja um promotor espontâneo deles, o recomendando a outras pessoas.  

Portanto, não esqueça dos seus pacientes, nem deixe que esqueçam de você. Interaja com ele através de mensagens e conteúdos relevantes com regularidade para manter o relacionamento vivo. E os principais meios para isso é através de interação em redes sociais e envio de e-mail marketing em forma de boletim informativo (newsletter). Eles garantirão que sua mensagem seja entregue para as pessoas que aceitaram e querem receber novidades e informações de você e sua empresa.

Newsletter

A Newsletter é um boletim informativo enviado através de alguma ferramenta de e-mail marketing, que é uma é ótima forma de nutrir o interesse de quem já demonstrou interesse no seu conteúdo, seja já ele um paciente ou um potencial paciente. E a newsletter, além de possuir essas características, tem como objetivo principal a manutenção do relacionamento com o paciente, e não de vender seus serviços médicos (mesmo que isso seja possível com o e-mail marketing).

Para isso, é necessário que o conteúdo compartilhado com seu público-alvo seja o mais relevante e útil possível, pois ele será apenas entregue para as pessoas que optaram por receber esse conteúdo, geralmente para aqueles que preencheram algum formulário de cadastro em seu site. E, assim como jornais e revistas, a newsletter tem periodicidade, linha editorial, linha visual, etc.

Redes Sociais

“O boca a boca digital. Alcance, conquiste e se relacione com seus seguidores.”

Hoje, a maioria dos usuários da internet passam um grande tempo nas redes sociais, principalmente no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter. Portanto, ficar ausente nas mídias sociais não é uma opção para os médicos que desejam investir no Branding Médico. Elas são aliadas na comunicação com seu público e servem para fortalecer a fidelidade, credibilidade e reconhecimento junto ao seu público alvo.

E como não poderia ser diferente, é necessário um planejamento e execução de uma estratégia voltada para essas mídias, assim como atenção às normas do CFM, pois algumas práticas normalmente utilizadas por alguns médicos e clínicas não são permitidas em redes sociais.

Em seu planejamento, você definirá a escolha das redes sociais mais indicadas para sua especialidade. Não é necessário estar em presente em todas as mídias, somente naquelas que o seu público está presente e que haja relevância com assuntos relacionado a você e sua marca serem abordados.

Además, sabendo que seus pacientes não entrarão todo dia no seu site em busca de informação, você terá a missão de entregar essa informação através das redes sociais. Esteja onde seus possíveis pacientes estão e interaja com eles. Com as redes sociais fazendo parte da sua estratégia do Branding Médico, você estará presente no dia a dia dos usuários, reforçando a comunicação de sua clínica, fidelizando os pacientes atuais, fortalecendo sua marca e atraindo novos pacientes.

Sabedor da importância das redes sociais para o médico, vamos entender mais sobre como e quais meios podem te ajudar:

Facebook

No primeiro trimestre de 2018, o Facebook atingiu a marca de 127 milhões de usuários ativos mensais no Brasil. Impressionante marca, não? E justamente por isso grande parte dos seus atuais e potenciais pacientes estarão presentes lá. Esse fator te da a oportunidade de relacionar com seu público-alvo, pois é o ambiente propício onde eles buscam se conectar com suas marcas preferidas, como também com seus médicos.

E é por esse que torna o Facebook uma das ferramentas mais importantes para o relacionamento do médico com seu paciente, fortalecendo esse laço entre a marca e o público, criando autoridade e principalmente, sendo lembrado.

Além disso, o Facebook disponibiliza ferramentas para sua Fanpage (página exclusiva para perfis profissionais) que permitem divulgação de endereço e hora de atendimento, site e telefone, além de gestão de publicações e anúncios. No geral, lá o seu público encontrará informações relevantes sobre você, sua marca, sua clínica e seus serviços médicos.

Instagram

O Instagram, apesar de não ter o mesmo número de usuários do Facebook, ainda assim possui um grande acesso (ocupa a 2.a posição em números de usuários no Brasil) e tem crescido exponencialmente em seu alcance, assim tornando bastante relevante o seu uso para o relacionamento médico. Mas como ele pode ser usado?

Essa rede possui características similares com o Facebook quanto a gestão de conteúdo e promoção, mas a sua diferença é pelo apelo visual em suas publicações, com uma temática mais amigável e cotidiana, humanizando sua marca e a aproximando do seu público, dos atuais e potenciais pacientes. Portanto, é interessante utilizar um tom mais pessoal, dialogando com seu público de uma maneira direta e mais leve.

LinkedIn

Diferentemente do Instagram, o LinkedIn é uma mídia social com uma temática totalmente profissional. E, apesar de ser uma ferramenta utilizada prioritariamente para cultivar networking e criar conexões profissionais, ela também possibilita se relacionar com seu público através do aprimoramento de sua autoridade e promoção de sua marca.

Assim como as outras mídias sociais abordadas, o LinkedIn também possui seu espaço para compartilhamento de conteúdo, mas com uma nuance mais técnica e científica. Use ela para mostrar seu conhecimento sobre sua especialidade e novas tendências. Isso fará com que o seu público veja você como um grande conhecedor e autoridade no assunto, fortalecendo o seu relacionamento profissional com ele.

Ainda há dúvidas de por que investir no Branding Médico?

Em poucas palavras, o Branding Médico é a relação de confiança que a marca estabelece com seus pacientes e potenciais pacientes por meio do uso de recursos do universo digital, conquistando atenção de seu público e gerando valor à sua marca. Pois sem a confiança do seu público com sua marca, você não conseguirá atrair o seu interesse para seus serviços. Por isso, se não há uma preocupação e disposição para construir um bom Branding Médico, seu consultório ou clínica está deixando de lado todos esses pacientes potenciais, como também perdendo a oportunidade de fidelizar os atuais.

O médico que não se faz valer dos benefícios de estratégias digitais , hoje em dia, limita suas opções de atuação. Ao mesmo, abre caminho para a concorrência ganhar mercado.

Nós estamos prontos para lhe atender!

Preencha o formulário ao lado e entraremos em contato com você. Caso prefira, entre em contato conosco.

Nós acreditamos que a melhor forma de se conectar com o seu potencial paciente é estar presente nos meios em que ele frequenta. E hoje em dia, a presença nos meios digitais é primordial para iniciar essa conexão profissional