A Presença Digital é a etapa do Branding Médico no qual o médico extende sua presença para o meio digital, não apenas encontrando-se lá, mas sim marcando sua presença lá de forma notável.

Presenca Digital

Marcando Presença no Ambiente Digital

Apesar da Identidade Visual ser o componente do Branding Médico que cria valor e dá destaque no mercado, ainda assim há a necessidade de ter um espaço para expor todo esse trabalho feito, e mostrar que você está ali.

E é esse o objetivo da Presença Digital. Ela dará espaço para você (para sua marca) expor e exibir seus valores, suas idéias, seus conhecimentos e, principalmente, seus serviços médicos.

A Presença Digital nada mais é que marcar sua presença no meio digital. Porém, engana-se quem pensa que marcar presença é a mesma coisa que estar presente.

Quando você marca presença, além de estar sempre presente para o seu paciente, você ocupa um lugar de destaque entre seus concorrentes.

Para estar presente basta você criar seu domínio na internet (seu endereço virtual) e pronto, você está no meio digital. E como você será encontrado? E sendo encontrado, como deixar de ser mais uma opção e ser a solução? Essa é a principal diferença entre marcar presença e estar presente no ambiente digital.

Entretanto, para criar sua Presença Digital é preciso ter uma presença necessária e relevante para o seu público; ou seja, você precisa oferecer algo que seja necessário para alguém, além de o convencer de que esse algo é o que melhor se adequa às necessidades dele.

E, para isso ser conquistado, é indispensável a criação de um planejamento adequado, principalmente para a escolha das ações e meios que você utilizará. Isso feito, listamos as 3 etapas que compõe o processo para a criação da Presença Digital para o profissional médico:

I – Criar Presença: A Criação do seu Website

Primeiramente, para marcar presença no meio digital é necessário ter um espaço para ser encontrado, e o principal meio para esse objetivo é um website. A Criação de um Website é fundamental para que seu público o encontre (para aqueles que já o conhecem) ou o conheça (para aqueles que ainda não o conhecem).

Contudo, como toda ação do Branding Médico, o seu website tem que ser precisamente planejado e devidamente executado. Para cada especialidade, o site demandará uma estrutura, conteúdo e objetivos específicos. A Experiência do Usuário estará diretamente ligado com essas especificidades, consequentemente com a satisfação dele e os seus resultados. Logo, a criação de seu website não deve ser tratado apenas como a criação de um espaço para você se expor, mas sim o espaço que será a porta de entrada do seu possível paciente para a sua marca.

A criação de um website é o primeiro passo para você criar sua Presença Digital.

Após o seu website corretamente desenvolvido e sua marca devidamente presente no meio digital; como ele será encontrado no meio de tanta concorrência para sua especialidade?

 

II – Obter visibilidade: Estratégias SEO

Obtendo visibilidade ao seu website. Você só será encontrado organicamente – ou seja, quando não é encontrado por meio de publicidade online – se você for visível para o seu público. E a melhor forma de fazer isso é através de Estratégias de SEO (Otimização para Engenhos de Busca), que, em suma, tem o objetivo de deixar seu website bem posicionado nas pesquisas de busca do Google (ou em algum outro motor de busca) por algum termo relacionado ao seu negócio/especialidade.

Isso se deve porque, além de usar a internet como fonte de entretenimento, os usuários buscam soluções para dúvidas e problemas do seu dia a dia através dos meios digitais. E hoje em dia é muito comum as pessoas procurarem por informações sobre sintomas, causas, diagnóstico, tratamento, exames, etc. no Dr. Google para solucionar uma eventual enfermidade, e quando isso acontecer, você tem que estar ali presente nas primeiras posições de busca.

Vamos supor que uma pessoa passou a sentir falta de ar e fadiga em seu dia a dia, porém não sabe que doença tem. Para descobrir, ele vai ao Google e digita “como curar falta de ar (e/ou) fadiga”. Inúmeros sites de médicos que tratam de Bronquite aparecerão nos resultados da pesquisas, porém apenas os que trabalham com estratégias SEO com primazia estarão na primeira página de busca do Google.

Assim, o paciente tende a escolher entre os resultados da primeira página, e entrar em contato com aquele que lhe garante mais confiança, que demonstra mais autoridade e propriedade no assunto. E como passar à esse possível paciente essa percepção de prestígio?

 

III – Gerar valor e autoridade: Blog

Você já conseguiu atrair seu possível paciente para o seu site, mas agora sua necessidade é outra: se diferenciar em meio a todos os médicos que tratam da sua especialidade. Para isso, a melhor maneira para se diferenciar no meio deles é demonstrar autoridade e capacidade no assunto. E como fazer isso no meio digital?

Assim como no dia a dia, uma pessoa com autoridade em um determinado assunto é aquela pessoa que é referência para esses temas, seja porque possui dissertações, livros ou artigos sobre esse assunto expostos publicamente ou por outros motivos. E no meio digital não seria diferente. As pessoas que demonstram grande conhecimento em um assunto, dissertam sobre ele em um blog, que é um espaço para criação e disseminação de conteúdo, seja ele em formato de notícias, artigos, boletins, etc.

Assim, além de atingir o principal objetivo de criar autoridade no assunto, o blog post também é uma das estratégias SEO, portanto o auxiliará com o posicionamento nos motores de pesquisa, o que já citamos anteriormente.

Desta forma, criando autoridade, o seu potencial paciente se sentirá mais seguro para a tomada de decisão e confiança escolher os seus serviços, pois você demonstrou que tem conhecimento suficiente no que faz.

Prontamente, ao longo desse processo, você conseguiu criar sua presença digital com seu website, deu visibilidade à ele para que os pacientes-usuários o encontrem, e construiu uma boa reputação para que eles confiem em você e em seu serviço, se destacando do restante. Portanto, com o seu negócio digital estruturado, está na hora de você expor sua marca no mercado para atrair mais pacientes e valorizar suas consultas.

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