O Marketing Digital Farmacêutico tem como objetivo construir um ciclo de consumo entre a Farmácia e o seu consumidor. E esse ciclo é criado a partir de três etapas, que são fundamentados por estratégias digitais que criam e fortalecem sua presença digital, ao mesmo tempo em que aumentam sua visibilidade nesse meio.

Marketing Digital Farmacêutico

Não é de hoje que os meios digitais tem sido uma das principais formas de comunicação, tanto para o diálogo entre consumidores quanto com suas marcas favoritas. E esse comportamento deixou de ser apenas uma oportunidade para, hoje, ser uma exigência para as empresas estarem conectados ao seu público-alvo no ambiente digital.

E essa necessidade não seria diferente para o mercado farmacêutico. As empresas farmacêuticas precisam, urgentemente, ingressar no ambiente digital. É hora de encarar a realidade digital não como uma inimiga, mas como uma aliada para ampliar sua área de atuação e alcançar novos clientes, impulsionando suas vendas. E como fazer isso tudo na prática?

1. Aumentando sua área de atuação através de uma Loja Virtual Farmacêutica

Estar presente digitalmente é uma obrigatoriedade para as farmácias e drogarias. Ter uma loja virtual (seja em um site ou em um aplicativo mobile) é imprescindível para quem deseja ampliar sua área de atuação de maneira rápida, como também para quem deseja facilitar a vida de seus clientes (e a própria). Afinal, a compra de seus produtos em apenas 3 cliques é algo muito vantajoso.

Além disso, com um aplicativo para mobiles, é possível você implementar programas de fidelização, que ajudarão a aumentar fidelidade de seus clientes à sua farmácia. Assim, quanto maior quantitativamente e/ou qualitativamente for o benefício oferecido, proporcionalmente maior será o consumo em sua farmácia!

Com sua loja virtual farmacêutica, você expandirá suas fronteiras e estará visível para os consumidores além da sua região. E, estando visível para quem quiser o encontrar, só resta saber como o seu público-alvo o encontrará.

E ele o encontrará através de anúncios online para sua farmácia e/ou seus produtos farmacêuticos!

2. Anunciando sua Farmácia e seus produtos farmacêuticos através de Links Patrocinados

O marketing tradicional, apesar de altamente necessário para a sobrevivência de farmácias e drogarias, possui certas limitações. E essas limitações podem ser implementadas com o marketing digital.

E a principal vantagem do marketing digital farmacêutico perante ao tradicional é a alta capacidade de segmentação. Essa vantagem possibilita você a selecionar exatamente quem receberá sua mensagem.

Isso porquê, com sua loja virtual farmacêutica visível para todos usuários da web, você poderá escolher qual característica, para todos eles, que será necessária ter para estar apto à receber sua mensagem.

Por exemplo, você está interessado em fazer uma campanha para aumentar o seu conhecimento em sua região. Assim, a segmentação do público será feita por geolocalização queapós configurar para apenas pessoas do seu bairro e adjacentes para seu público-alvo, somente eles receberão a mensagem destinada à eles!

A geolocalização é uma estratégia de marketing que consiste em inteligência de localização, ou seja, você poderá seguir os passos do seu cliente para localizá-lo no lugar e na hora que achar melhor.

E uma das principais estratégias com alta capacidade de segmentação são os Links Patrocinados. Eles são anúncios online veiculados em mecanismos de buscas (como o Google) ou em redes sociais (como o Facebook).

Todavia, as redes sociais não se limitam para anunciar seus produtos farmacêuticos e sua farmácia, mas também são uma excelente ferramenta para se relacionar e fidelizar seu cliente.

3. Fidelizar a clientela de sua farmácia com ajuda das Redes Sociais

As mídias sociais são poderosas ferramentas para auxiliar farmácias a fidelizarem seus clientes, uma vez que o relacionamento social faz parte da experiência que seu cliente terá com sua marca farmacêutica.

Através da interação em redes sociais, você manterá seu cliente mais próximo de você, seja com informações à respeito do mercado farmacêutico — o qual ele já demonstrou interesse — ou com interações mais descontraídas, que se dizem respeito ao cotidiano.

Sua firme presença nas redes sociais fará com que seu cliente enxergue em você uma referência farmacêutica, buscando informações e novidades com você. E a criação desse laço é importante, pois ele será o suporte para a fidelização de seus clientes.

Da mesma forma que fideliza os já conhecedores de sua farmácia, essas estratégias de marketing de relacionamento também servirão para atrair novos clientes.

E, como já mencionamos anteriormente, outra estratégia para fidelização de clientes e muito praticada atualmente é através da criação de programas de fidelização. Suas redes sociais servirão de aliados à essa estratégia.

E não se esqueça: tenha cuidado com as ações que irá aplicar!

Após essas 3 etapas do marketing digital farmacêutico, você criará um ciclo de vendas contínuo e duradouro, adquirindo novos e mantendo antigos clientes.

Porém, há de se ressaltar que existe uma enorme necessidade da construção de um planejamento para todas as etapas, seguindo à risca todas estratégias traçadas de acordo com o plano. E é imprescindível que esse planejamento seja concebido sob a vigência das regulamentações do Conselho Federal de Farmácia.

Existe alguma dúvida o por que sua farmácia precisa implementar estratégias de marketing digital? Fale com a I2R que impulsionaremos os seus resultados!