A Identidade Visual de uma marca são todos os elementos visuais que a compõem, desde o seu carimbo até o logotipo de seu escritório ou clínica. Seu objetivo principal é a padronização visual deles, assim propiciando a fixação da marca e a comunicação com seus pacientes.

Por que a Identidade Visual é importante para o Médico hoje em dia?

A cada dia que passa, a identidade visual de uma marca médica se torna cada vez mais importante. É através dela que você criará uma primeira impressão positiva sobre você ou sua clínica em seu potencial paciente, transmitindo profissionalismo e credibilidade. Ela também ajudará na identificação de sua especialidade, e, ao mesmo tempo, se diferenciando dentro dela.

Porém, sua identidade visual médica necessita ser bem planejada e concebida; além de um bom design, é preciso estar presente e unificada em todos seus meios de comunicação com seus potenciais pacientes, seja no seu site, em suas redes sociais, num cartão de visita, receituário, no seu logotipo e até no uniforme dos funcionários.

Isso porque ela será sua representação corporativa, portanto há de se ter muito cuidado com a mensagem que você deseja passar para seus pacientes, e sempre mantendo em harmonia os elementos que compõem sua marca pessoal.

Dentre esses elementos, destacamos para a área médica principalmente a Tipografia e Cores, Logo e Marca, e Materiais Corporativos.

 

I – Tipografia e Cores

Para ter uma Identidade Visual bem estruturada, é fundamental definir primeiramente as tipografia e cores institucionais. 

A tipografia institucional desempenha um papel crucial no design da identidade visual de uma marca. Ela fará a combinação de diferentes tipos de letras e darão personalidade ao seu texto. E, a escolha das fontes a serem utilizadas para sua comunicação visual, implicará sobre a percepção de sua marca para com seus potenciais pacientes.

Já as cores institucionais são capazes de transmitir uma determinada mensagem por si só, com o potencial de gerar respostas emocionais ao seu público. Para isso, há de ser feito um estudo para a escolha das cores, entender o simbolismo de cada uma delas e fazer sua harmonização devidamente.

Escolha das cores para identidade visual

A escolha das cores para sua identidade visual médica é muito importante para a percepção de sus potenciais clientes.

II – Logotipo

Seu Logotipo será a representação da sua marca. Ele carregará consigo os atributos já definidos, de tipografia e cores, juntamente com um símbolo (ou não) que, unidos, formarão o seu logo.

Portanto, no caso do profissional da medicina, o cuidado para a concepção de um logotipo tem que ser maior. Seu logo, além de transmitir seus atributos e características médicas, deve necessariamente ter um valor de seriedade e, principalmente, confiança.

A concepção de um logotipo é uma das etapas mais importantes da Identidade Visual.

Assim, o Logotipo é um dos principais elementos da sua identidade visual. Ele que vai aparecer em todos os materiais de comunicação, consequentemente sendo a primeira primeira apresentação da sua marca médica, como também será a materialização do seu propósito, seus valores e, principalmente, o posicionamento de sua marca.

>> Saiba Mais da Importância de um Logotipo

III – Material Corporativo e Papelaria

Outro elemento com grande representatividade na identidade visual do profissional da saúde são os Materiais Corporativos. Cartão de visitas, papel timbrado, receituário, pastas, envelopes, crachá, uniformes, apresentações, assinaturas de email, dentre outros, são os materiais corporativos que, assim como o seu logotipo, representará você para o seus pacientes.

E, é importante ressaltar que ele deve estar alinhado com toda a comunicação digital para evitar confusão na cabeça do seu público, deixando claro se tratar de apenas uma marca. É comum hoje em dia de ver médicos mantendo diferentes linhas visuais para seus materiais, clínicas, redes sociais, etc., criando confusão na cabeça de seus pacientes. Por isso a necessidade de um planejamento prévio ao desenvolvimento de sua identidade visual.

A sua marca médica estará presente em todo seu material institucional.

Portanto, se você deseja criar uma relação de confiança e segurança entre a sua marca médica e seus pacientes, converse com a I2R à respeito de um projeto de criação de identidade visual. Você não se arrependerá!

Solicite uma proposta
“A marca tem o propósito de identificar bens ou serviços de uma empresa e de diferenciá-la dos concorrentes”.

Philip Kotler