A busca pelo Resultado.

Para muitos, o sucesso repentino de uma pessoa está diretamente ligado à seu talento ‘congênito’ ou até à uma sorte ocasional. Claro, há casos em que isso é indiscutível, como por exemplo o sujeito que escolhera uma sequência de números que sonhara na noite anterior para uma aposta lotérica e recebeu uma bolada no outro dia.

Mas, provavelmente, até esse sortudo deve ter tentado mais de uma vez (ou por sua vida toda) alcançar esse tão almejado prêmio. Assim como todos os outras pessoas bem sucedidas, seja no âmbito profissional ou pessoal; é de suma importância persistir em seu plano para alcançar o seu objetivo. E é nesse contexto que entra o Flywheel Marketing e sobre essa persistência que iremos falar nesse post.

O que é o Flywheel Marketing?

Em sua tradução, o termo “Flywheel” significa, na língua inglesa, à uma roda mecânica (ou engrenagem). Elas normalmente são utilizadas para acumular energia rotacional, pois possuem uma autonomia que permite girar continuamente e ininterruptamente. Porém, para isso acontecer, é necessário e indispensável realizar um grande esforço inicial, o qual será o impulso crucial para sua rotação ad aeternum.

E qual a relação dessa roda com o Marketing? Assim como para o funcionamento das rodas mecânicas, as estratégias de marketing digital também necessitam de um grande trabalho inicial composto por um planejamento, execução desse plano e, principalmente, a persistência nele. O que aconteceria com o nosso sortudo que sonhou com os números premiados se ele tivesse desistido em sua primeira investida lotérica?

Portanto, engana-se quem pensa que os resultados aparecerão como um simples truque. O marketing digital é um trabalho feito continuamente e incessantemente, de forma a alcançar resultados satisfatórios, sempre objetivando os melhorar.

"Não fracassei nenhuma vez. Inventei a lâmpada. Acontece que foi um processo de 10.000 passos."

Thomas Edison, ao ser indagado sobre seus supostos fracassos em duas mil experiências.

O Flywheel Marketing na prática.

Apesar de sua idealização ser voltada para estratégias de marketing digital, o seu conceito é aplicado em toda e qualquer área em que o sucesso é proveniente de trabalho, como já exemplificamos anteriormente.

Um fisiculturista na busca pelo crescimento de massa muscular; um músico que busca atingir o timbre ideal para sua canção; ou o alpinista que almeja alcançar o cume do Everest. Todos eles tiveram um planejamento e sua execução com tentativas e erros que geraram o seu sucesso. Esse é o foco central do Flywheel Marketing, que se replica para todas as estratégias do Marketing Digital.

Através da aplicação de uma boa estratégia SEO para um site ou uma página específica, pouco será a melhora no ranqueamento dos motores de busca nas primeiras semanas. Porém, com a continuidade do trabalho, utilizando seguindo à risca o planejamento inicial (como também empregando apenas as técnicas de White Hat SEO), ele renderá uma boa classificação nos buscadores e lhe garantirá uma forte autoridade digital, que culminarão em grande tráfego ao seu site proveniente de buscas orgânicas em motores de busca.

Tal persistência também deve ser empregada na jornada da produção de conteúdo. Os leitores aparecerão na mesma proporção em que a frequência de conteúdo for produzida. Até mesmo para as mídias patrocinadas, conhecida por seus resultados a curto prazo, o conceito de Flywheel Marketing é aplicado. Quanto mais trabalhado na sua otimização, melhores serão os resultados e seus indicadores. Maior número de cliques, maior número de conversões, assim um menor o custo por clique e consequentemente um maior retorno sobre o investimento.

É dessa forma que conceito é aplicado em estratégias de marketing digital, sobretudo a partir do reconhecimento do conceito do Flywheel Marketing em suas aplicações, entendendo a dinâmica de cada plataforma e como elas se complementam.

A importância do reconhecimento do conceito.

A grande relevância do conceito de Flywheel Marketing para o marketing digital é a compreensão e entendimento que a não obtenção dos resultados provenientes de um bom planejamento e bem executado nem sempre é sinal do fracasso. Muito pelo contrário, isso significa que você deve persistir mais em suas estratégias, seguindo a risca suas orientações. É fundamental também acompanhar os indicadores definidos ao inicio do planejamento, pois eles servirão como uma bússola para você saber se está indo para o caminho certo ou não.

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